A Educação é base que orienta e sustenta o desenvolvimento e ascensão de um povo, de uma nação. Por isso, a Educação deve ser fundamentada em princípios universais, que auxiliem o ser humano e a sociedade a se desenvolverem plena e harmoniosamente.
Perrenoud (2000) ressalta que o trabalho do educador deve estar fundamentado nas seguintes competências:
- 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem;
- 2) administrar a progressão das aprendizagens;
- 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam;
- 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
- 5) trabalhar em equipe;
- 6) participar da administração da escola;
- 7) informar e envolver os pais;
- 8) utilizar novas tecnologias;
- 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
- 10) administrar a própria formação continua.
Delors (1999) aponta que, inseridos num mundo de constantes mudanças, a educação deve estar organizada em torno de quatro pilares do conhecimento, a saber: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Na atualidade, existe um documento homologado pelo MEC (Ministério da Educação), que define qual é o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos matriculados na Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua vida escolar.
Na prática, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que deve ser empregado para nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino do Brasil, bem como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o país.
A BNCC tem como objetivo formar estudantes com conhecimentos e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento na sociedade do século XXI. Portanto, visa principalmente formar cidadãos que possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento da sociedade, proposta que está em plena consonância com a proposta educacional keppeana, que será apresentada nos próximos capítulos.
Valdemir Bezerra da Silva
Possui Pós-Doutorado em Educação pela UNIB (atual); Doutorado em Psicologia Educacional pelo UNIFIEO (2021), Mestrado em Psicologia Educacional pelo UNIFIEO (2010); Especialização em: Literatura Contemporânea pelo UNIFIEO (1999), Magistério do Ensino Superior pela PUC (2004), Psicopedagogia Clínica pelo UNIFIEO (2008), Gestão da Psico-Sócio-Patologia pela UNIKP (2013), Teologia e Nova Física pela UNIKP (2016), Gestão de Pessoas pela UNIKP (2018), Coordenação Pedagógica pela FCE (2021); Graduação em Letras pelo UNIFIEO (1998), Graduação em Pedagogia pelo CESPI (2012), Graduando em História pela FCE (atual), Graduando em Teologia Clínica pela FATRI (atual). Exerce a função de Professor da Fundação Bradesco e Professor Convidado da FATRI. Tem experiência nas áreas de Educação de Jovens e Adultos (desde 2000). Coordena o Espaço Terapêutico Vida Integral (desde 2015), Ministras Palestras de Psicanálise Integral (desde 2003); Ministra Oficinas de Biblioterapia (desde 2015).