Brincadeiras Tradicionais – Atividade para o Professor

Brincadeiras Tradicionais – Atividade para o Professor post thumbnail

Vídeo

Atividade

Atividade: Brincadeiras Tradicionais de Diferentes Culturas

Justificativa:

Resgatar os Jogos, Brinquedos e Brincadeiras em diferentes culturas para enriquecer a sua prática pedagógica.

Objetivos Gerais:

Valorização dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na diversidade cultural.

Objetivos específicos:

Valorizar a diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Habilidades:

(EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas

Descrição da Atividade:

  1. Assista o vídeo que apresenta brincadeiras tradicionais das culturas indígena, europeia, africana e asiática.
  2. Pesquise com os alunos ou crianças com quem têm contato sobre as brincadeiras e jogos populares dessas culturas.
  3. Escolha uma brincadeira de cada cultura e organize-se para brincar com as crianças.
  4. Brinque com as crianças.
  5. Escolha uma forma de apresentação.
  6. As atividades planejadas devem promover o reconhecimento e valorização da importância dessas brincadeiras para suas culturas de origem, além de estimular a resolução de desafios e a cooperação entre os participantes.
  7. Durante a atividade, observar e registrar as reações e o envolvimento das crianças, além de refletir sobre o impacto das brincadeiras na promoção da diversidade cultural e no desenvolvimento integral dos alunos.
  8. Comentário sobre a sua aula (o que você gostou? Qual foi a reação das crianças? O que pode ser melhorado?)

Registre seus comentários em “comentários e sugestões após a aplicação da atividade” no AVA da Fatri.

Categories:

Conteúdos relacionados

A História de Maria, a mãe do Papai do Céu
História "O Doce afeto do Papai" narrada em vídeo. Baseada em fatos reais, Tatiane
Como montar um cubo mágico – Parte 5
Preparados para mais um desafio? Desvendando camadas! Vamos acompanhar o Professor Ivan Luís Moreira nesta
Como montar um cubo mágico – Parte 4
Prontos para uma nova etapa? O Professor Ivan Luís Moreira irá nos apresentar a primeira
Pular para o conteúdo