Vídeo
Contação da história “Vamos lutar pela vida”, escrita por Cecília Pelegrini e contada por Suzi Furgeri.
Interpretação
Interpretação trilógica da Dra. Gislaine Maria Lyyra:
A história se inicia com a porquinha Nina fazendo contato com a natureza e muito feliz. Mostra o poder da simplicidade, da gratidão pela vida, tendo o campo como uma proximidade de Deus.
O boi Babão chega receoso contando que leu notícias da cidade grande informando do fim do mundo. Nina se envolve ficando com medo e sem esperança.
Porcina, a mãe de Nina se aproxima, e mostra que para ter equilíbrio e paz mundial o ser humano precisa ter atitudes éticas e ações boas. Mostra com sua fala que a verdadeira função da mulher, é unir o homem a Deus trazendo equilíbrio aos homens e às crianças.
Mostra também que Deus não castiga, mas o sofrimento vem da escolha invertida do ser humano.
Veja o que Keppe fala em seu livro O Homem Interior 1ª ed. Pág. 23:
“Parece que a humanidade chegou a um limite: ou admite que realmente é má, precisando alcançar consciência para reconhecer isso – ou infelizmente o mal causará incríveis desastres.”
Essa história escrita por Cecília Pelegri e contada pela profa. Suzi, trata de maneira didática, sobre um pavor das crianças da atualidade que é a destruição do mundo. A esperança está nas boas ações e a escolher ser obedientes ao bem.
Keppe em seu livro “A Libertação”, na pág.9, traz mais esclarecimentos sobre essa questão.
Nós já nascemos obnubilados, com uma dificuldade muito grande em ver a realidade. Deste modo, temos de muito cedo ser orientados, seja pelos pais, professores ou principalmente através da experiência, se quisermos ser razoavelmente sãos. No entanto, temos de cuidar sempre contra a eterna tentativa que realizamos para alterar a verdade.
Atividade
Contação de histórias
Justificativa:
Mostrar que as histórias com as concepções trilógicas podem ser apresentadas às crianças em atividades diversas.
Objetivos Gerais:
Apresentar como uma história, para crianças pequenas, pode trazer em seu enredo ideias dos princípios trilógicos, tornando-se excelentes atividades para a compreensão desses ideais.
Habilidades:
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
Descrição da Atividade:
- Assista a história contada “vamos lutar pela vida” com as crianças.
- Com base na interpretação trilógica, incentive a participação ativa das crianças, fazendo perguntas sobre o enredo, personagens e lições aprendidas.
- Escolha uma história do livro “Beabá da Trilogia Analítica” de Eunice Guimarães de Souza e Maria Ivone M. Machado, que seja relevante para os temas abordados no vídeo e na interpretação, proporcionando uma experiência mais integrada.
- Faça a roda de conversa de acordo com a proposta do livro.
Inicie a roda de conversa incentivando os alunos a compartilharem suas impressões sobre história.
- Organize uma contação da história incorporando os temas abordados no livro e nas atividades anteriores.
- Observar e registrar as reações e o envolvimento das crianças durante a atividade.
- Comentar sobre a sua aula (o que você gostou? Qual foi a reação das crianças? O que pode ser melhorado?)
- Registrar seus comentários em “comentários e sugestões após a aplicação da atividade”.