Só assistindo à televisão, Aline deixa de viver sua vida, de se esforçar, de fazer suas atividades, de brincar com seus amigos (realidade).
Enquanto isso, ela se prejudica, pois deixa de se relacionar, de aprender, de desenvolver. Ela faz isso porque vê vantagens em ficar na fantasia (ver televisão em excesso), e prejuízo em realizar coisas mais próprias para sua idade, como brincar (inversão).
EXEMPLO DE APLICAÇÃO PRÁTICA – Roda de conversa
- O vocês fazem ao chegarem em suas casas depois da aula?
A maioria delas respondeu que após o almoço assistiam à televisão, como Aline.
Então eu fui mostrando que existem coisas mais interessantes do que assistir à televisão.
- Perguntei à classe: O que vocês acham que Aline poderia fazer em vez de assistir à televisão?
A1 – Poderia brincar com a boneca.
A2 – Desenhar e recortar figuras.
A3 – Fazer um bolo para o lanche.
A4 – Ler um livro de histórias.
AS – Tocar piano.
Mostrar alternativas melhores do que assistir à televisão, buscando ampliar o manancial de atividades que as crianças podem desenvolver em suas casas.