As atividades propostas na Brinquedoteca Trilógica estão de acordo com a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

Consideramos o direito de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil conforme assegurado pela BNCC:

(BRASIL, 2018, p.25)

e, também, os campos de experiências estabelecidos:

(BRASIL, 2018, p.25)

Em cada atividade, faremos a citação do código alfanumérico onde constam os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, conforme a faixa etária e o campo de experiências na Educação Infantil. Já para o Ensino Fundamental – Anos iniciais, consideraremos as competências específicas.

(BRASIL, 2018, p.26)

Índice de normativas que podem ser exploradas nos conteúdos da Brinquedoteca Trilógica

EF01AR13: Experimentar, identificar e apreciar músicas brasileiras próprias do universo infantil, Inclusive aquelas presentes em seu cotidiano.

EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras.

EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

EF02MA15: Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (triângulo, quadrado, paralelogramo) com a utilização do Tangram.

EF02MA20: Reconhecer formas geométricas espaciais (cubos, paralelepípedos, etc.) em objetos do cotidiano.

EF03MA12: Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

EF03MA15: Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

EF03MA16: Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição.

EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

EF05MA18: Reconhecer a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas.

EF05MA19: Resolver problemas que envolvam a identificação e comparação de figuras geométricas.

EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
EF12EF12: Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas

EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com as sensações e associações.

EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP18: Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EI02EF04: Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

EI02EF06: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

EI02EO07: Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

EI02TS02: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.


Referência bibliográfica

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.